Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

The Rebello: hotel com a melhor vista para a cidade do Porto

Como é se hospedar no mais novo hotel de Vila Nova de Gaia, debruçado sobre o Rio Douro

Por Rachel Verano
28 mar 2024, 18h00
Fotografia colorida mostra uma mulher de costas deitada na cama virada para a janela e, do lado de fora, vista do rio Douro, da ponte D. Luis I e do casario colorido de Gaia
Cama com vista: o Douro, a ponte D. Luís I e o casario colorido invadem o quarto (Bruno Barata/Reprodução)
Continua após publicidade

A brisa daquela manhã de outono soprava fresca no rosto e as águas do Douro faziam companhia num silêncio só quebrado pelo alvoroço das gaivotas. Na outra margem, o casario colorido do Porto deslizava rumo às águas gélidas do Atlântico. De repente o caminho ficou estreito, a rua larga virou ruela e uma placa anunciou: Reserva Natural Local do Estuário do Douro. 

Fotografia colorida de drone mostra um casal de bicicleta parado contemplando o mar
Passeio inesperado: o Douro encontra o Atlântico numa reserva natural de paisagens incríveis (Bruno Barata/Reprodução)

O passeio despretensioso e sem rumo de bicicleta se transformou então numa das melhores lembranças de um final de semana que já somava jantares incríveis, ótimos brindes, a descoberta de um novo restaurante de um grande chef e duas das mais hipnotizantes massagens que já fiz na vida.

Fotografia aérea mostra ao rio Douro e a margem de Vila Nova de gaia com o hotel The Rebello em detaque
O hotel visto do alto… (Bruno Barata/Reprodução)
Fotografia aérea mostra o hotel The Rebello debruçado sobre as águas do Douro, destacando o seu rooftop
…e close no rooftop: em cima das águas do Douro (Bruno Barata/Reprodução)
Continua após a publicidade

O motivo? Um sem fim de praias de ares selvagens completamente vazias. A força do mar batendo nas pedras e um cheiro intenso de maresia. A sensação de teletransporte para um mundo completamente inesperado. O calorzinho que veio quando o sol saiu. E a mesma brisa fresca incessante no rosto. Tudo isso a poucos minutos do nosso hotel, o The Rebello, de onde faríamos o check-out logo em seguida. Que grand finale.

Fotografia de drone mostra a cidade do Porto vista a partir da outra margem do Douro, em Vila Nova de Gaia
O Douro visto de Gaia: as melhores panorâmicas (Bruno Barata/Reprodução)

Não é sem razão que o The Rebello disponibiliza bicicletas elétricas ultra confortáveis para os hóspedes passearem pelos arredores. Mas isso é só mais um dos muitos detalhes que eu fui colecionando ao longo dos três dias de hospedagem: a kombucha da marca que eu mais amo e uma lista de delícias portuguesas de presente no frigobar; as varandas debruçadas sobre o rio Douro; os assentos estrategicamente posicionados nas janelas para apreciar a vista sem pressa; a vista!

Continua após a publicidade
Fotografia colorida mostra em detalhe uma mesa de café da manhã com as mãos de duas pessoas se servindo. Vê-se xicaras de café, suco de laramja, panquecas e frutas
O café da manhã do hotel: panquecas feitas na hora (Bruno Barata/Reprodução)

A Ponte D. Luís I, o Miradouro da Serra do Pilar e as casinhas coloridas nas margens do rio eram o meu despertador diário. Sem que eu precisasse me levantar, a paisagem invadia o quarto, com o vai e vem dos barcos rabelo de brinde. E a manhã seguia com pain au chocolat, panquecas feitas na hora, iogurtes e frutas num “pequeno almoço” que podia durar horas.

Fotografia colorida mostra uma mão segurando um croquete
Entrada do chef André Coutinho no restaurante pot&pan… (Bruno Barata/Reprodução)
Continua após a publicidade
Fotografia colorida mostra uma travessa com polvo no restaurante pot&pan
…e o polvo, um dos mais pedidos pratos principais: receitas portuguesas de conforto (Bruno Barata/Reprodução)

Se do lado de fora as caves de vinho do Porto de Gaia, as exposições em Serralves e a agitação da Ribeira do Porto eram um apelo constante, do lado de dentro os interesses giravam em torno das criações do chef André Coutinho no restaurante pot&pan, especializado em receitas portuguesas de apresentação moderninha; dos drinks do rooftop Bello (que certamente estará mais agradável ao ar livre nos meses de verão); ou das massagens do spa, que terminavam invariavelmente com um mergulho nas águas mornas do tranquility water lounge.

Fotografia colorida mostra a piscina interna de um spa, cercada de espreguiçadeiras, onde uma mulher de roupão relaxa
O Tranquility Water Lounge: piscina de águas mornas para encerrar os rituais e massagens (Bruno Barata/Reprodução)
Continua após a publicidade
Fotografia colorida mostra o detalhe dos pés de uma hóspede sentada à beira da piscina do spa do hotel
Detalhe do relax no spa do hotel (Bruno Barata/Reprodução)

Nos últimos anos, Vila Nova de Gaia ganhou uma bela leva de novos hotéis, restaurantes e atrações e se transformou numa bela opção de hospedagem para quem quer curtir o Porto do outro lado do rio, com mais calma e as melhores vistas. Sempre lembrando que a Ribeira está logo ali, do outro lado da ponte (com faixa para pedestres!), onde se chega a poucos minutos a pé.

Fotografia colorida mostra uma mulher em primeiro plano sentada ao lado de uma janela lendo uma revista, com a vista do rio e da cidade do Porto do lado de fora
Detalhes do hotel: cantinhos especiais para apreciar a vista (Bruno Barata/Reprodução)
Continua após a publicidade

Anote aí: o The Rebello tem 103 quartos que vão de 37 a 195 metros quadrados, todos equipados com cozinha e decorados com peças de design e arte portuguesa. Diárias desde € 250.

Publicidade