Os brechós são sempre uma alternativa não só para fashionistas que procuram por uma peça única ou pra quem quer economizar, mas para quem busca qualidade com custo benefício e não suporta mais roupa de poliéster de fast fashion. Há também quem veja nos brechós uma oportunidade de povoar o armário ou a casa de pequenas lembranças muito pessoais de viagens especiais. Aqui vai a minha seleção:
Mercado de Pulgas de Saint Ouen
Um verdadeiro playground pra quem curte história e decoração a 40 minutos ao norte de Paris. Móveis, selos, prataria, livros antigos… Uma lista quase infinita de antiguidades e velharias. As Puces de Saint Ouen são um mercado enorme que exige boas horas de contemplação e garimpo, de preferência um dia inteiro.
Meus destaques vão para as lojas de roupas vintage com peças lindas dos anos 70 no espírito Gucci e Florence & The Machine, mas com tecidos de melhor qualidade (os do passado são sempre melhores). Também gosto de clutches de época (a.k.a bolsinhas de festa e coquetel), e de caixinhas – sim, eu amo um porta-trecos. São formas de ter a coisa mais preciosa possível pelo menor preço e tamanho. Miudezas fáceis de transportar? Os nômades digitais piram. A caixinha de pílulas minúscula coberta de madrepérolas da belle époque que comprei lá é o meu Hi-Lo supremo. E caso sofra de rinite, não esqueça o antialérgico ou a máscara.
Como chegar: metrô linha 13 (estação Garibaldi), linha 4 (Porte de Clignancourt) ou linha 14 (Saint Ouen); de ônibus ou tramway, veja aqui. Abre de sexta-feira à segunda-feira, neste link estão os horários e você encontra aqui um mapinha.
Ver essa foto no Instagram
Thanx God I’m a Vip
Provavelmente um dos brechós mais descolados do mundo. Basta espiar o Insta da TGIV pra ter certeza. Conhecida pelas festinhas de música eletrônica, a Thanx God I’m Vip é um barato não tão democrático. Especializada em marcas de luxo, são 400m² (uma enormidade para os padrões de Paris) de Burberry, Chanel, Lanvin, Hermés e quetais. É pra quem tem euros sobrando ou quer arrasar com um Yves Saint Laurent na fase andrógina no próximo evento ou balada do ano. E chame uma amiga pra não surtar sozinha.
Como chegar: 5 minutos da Place de la République, metrô République ou Jacques Bonsergent; saiba mais
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Kilo Shop République
Como o próprio nome diz, venda e compra de roupas por quilo. São 700m² de muita roupa. Moderna, na sua maioria, bem no espírito da République, bairro jovem e pulsante da capital (há outras seis lojas da rede em Paris). Por conta da enormidade e quantidade, garimpar no Kilo Shop exige tempo. Curte a vibe jeans surrados e jaquetas de couro? Esse é o seu lugar.
Como chegar: 23 Rue du Faubourg du Temple, 2 minutos da Place de la République; saiba mais
Ver essa foto no Instagram
Veja as melhores opções de voos para a França