“No hablamos inglés pero hacemos unas bombas cojonudas!”
O aviso hilário em letras maiúsculas se refere ao bombástico quitute na foto acima. A bomba é algo que eu descreveria como um croquete gigante, crocante por fora e bem macio por dentro, temperado com uma generosa colherada de ali oli (uma espécie de maioneses com alho tradicionalíssima) e um molho picante.
Mas nem só da bomba vive o quitute que dá nome à casa. Todas as tapas que provei no lendário La Bombeta estavam perfeitas e vieram em porções generosas…
O meio metro de pão com tomate (melhor invenção da Catalunha?) veio torrado e molhadinho, no ponto…
Os chipirones (luas bebê) estavam frescos e sequinhos…
A verdadeira piscina de crema catalana (dá pra 3 pessoas, juro) estava saborosa e não exageradamente doce…
Além disso, ainda provei uma porção de alcachofras ao forno, uma de almejas (uma conchinha pequena e nobre) ao alho, patinhas de lula e repeti a bomba.
Isso tudo, para duas pessoas (a quantidade daria para quatro seres humanos normais, mas estávamos esfomeados), acompanhado de umas três cervejinhas, saiu por pouco mais de 20 euros por cabeça. O que significa que um sujeito com um apetite moderado pode sair de lá satisfeitíssimo por 15 euros.
Único porém: a cena acima se repete todo santo dia, com exceção das quartas-feiras, quando o lendário La Bombeta fecha para descanso. Com sucesso mais do que garantido, tsc tsc, eles não fazem reserva. O bom da história é que a fila anda rápido e os garçons são ágeis e gentis (ao menos com quem não se atreve a falar inglês).
O La Bombeta faz parte da “Incrível Rota de Tapas da Barceloneta” (clique para ler o post).
Clique aqui para ver o post sobre as melhores tapas da cidade.
Clique aqui para ver o dossiê de dicas de Barcelona.
Siga este blog no Twitter: @drisetti