Tenho a teoria de que, na medida em que a gente envelhece amadurece, a comida vai ganhando cada vez mais peso numa viagem. No meu caso, isso também se reflete nas compras. Sou capaz de ignorar vitrines de roupas, eletrônicos, perfumes. Mas tenho uma disposição incansável para arrastar caixas de vinhos, litros azeite, quilos de frutos secos, temperos exóticos, sacos de café. Você é desses? Veja abaixo onde comprar coisas que você pode levar para o outro lado do Atlântico em Barcelona:
A unidade da Rambla Catalunya (esquina com Aragó) é uma das lojas mais encantadoras de Barcelona. Não só porque tem o melhor do melhor, mas pelo jeito antiguinho de ser. As estantes de madeira abarrotam as paredes. Os vendedores, senhores vestidos com aventais, atendem pacientemente os clientes e o pagamento, à moda antiga, é feito numa caixa na saída que, por pouco, não faz as contas à mão. Tem o suprassumo dos vinhos espanhóis, cavas, conservas, cafés, flor de sal, queijos, foie gras, geleias, águas premium … Uma unidade mais moderna (que atende por Tienda Lafuente) na mesma rua Aragó é especializada em destilados e tem uma das melhores seleções de gins da cidade.
El Corte Inglés
A loja de departamentos espanhola por excelência tem o supermercado mais incrementado da cidade, com uma belíssima seleção de vinhos, cavas, destilados, jamón e outras delícias. Querendo algo mais fino, você também pode recorrer ao Club del Gourmet, anexo ao supermercado. O El Corte Inglés da Plaça Catalunya, no centro da cidade, é a filial do inferno, eternamente lotado. Por outro lado, o da Avinguda Diagonal, esquina com Villaroel é o mais vazio de Barcelona (e tem uma lojinha da Nespresso!).
Mercados
O mais famoso, como todo mundo sabe, é o da Boqueria, nas Ramblas. Ali você vai encontrar belos jamóns, já cortadinhos e embalados a vácuo, para levar na mala. Mas, se você quiser driblar a muvuca, saiba que encontrará o mesmo em outros mercados menos bombados , como o de Sant Antoni, o de Santa Caterina, o de Ninot ou o lindo Galvany.
Se autodenomina a maior loja de jamón ibérico do mundo. É uma espécie de Disneylândia do presunto em plena Rambla, com espaço de degustação, bar, centro de informações e loja. O complexo pertence à grife Enrique Tomás, que tem várias lojas/espaços de degustação espalhados pela cidade (um deles na esquina de casa, heheh) a preços excelentes!
É a loja especializada em jamón ibérico mais fina, elegante (e cara) da cidade. Vende o melhor do presunto de pata negra, incluindo o lendário Joselito. Se está podendo, vai fundo.
Lojas especializadas em azeite de oliva
Você encontrará azeites divinos no El Corte Inglés, nos mercados e no Colmado Quilez. Mas, para ir mais fundo no assunto, vale investir nas lojinhas especializadas, como a Oro Líquido e a La Chinata.
Butiques de cocolates e outros docinhos
Os dois Picassos do chocolate em Barcelona são Oriol Balaguer e Enric Rovira. Mas você também vai surtar com a Cacao Sampaka, com a Xocoa e com os docinhos da Caelum.