Zanzibar
Zanzibar é um conjunto de ilhas ao largo da costa da Tanzânia, possuindo um status semi-autônomo. O arquipélago é formado pelas ilhas Zanzibar e Pemba, e por uma miríade de ilhotas que as cercam. A principal cidade da área também é conhecida como Zanzibar, e sua Stone Town foi declarada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Sua arquitetura única, um cruzamento entre influências árabes, hindus, africanas e europeias, possui um ar harmônico, típico dos portos mercantes da África Oriental, muito utilizados no tráfico de escravos.
Apesar do rico passado mercantil e histórico, suas belíssimas praias de areias brancas (e isso não é uma figura de linguagem) e mar azul (idem) são a grande atração da região. Sendo uma área de forte influência muçulmana, é recomendado ser discreto e seguir algumas regras de convivência.
COMO CHEGAR
De Dar es Salaam, via ferry boat, a viagem dura apenas 2h e é bem aprazível. Também é possível fazer a travessia do canal, ou mesmo vir de Arusha, em avião. Em todos os casos, não se esqueça do passaporte.
Informações ao viajante
Línguas: Suahíli e Inglês
Saúde: Certificação internacional para febre amarela
Melhor época para visitar: É possível visitar o país em todas as épocas do ano. No entanto, o melhor período é o inverno, de junho a setembro, quando o tempo está mais seco e muitos turistas combinam visitas com safáris.