Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h19 - Publicado em 9 set 2011, 19h06
Em junho e julho, as ruas ficam congestionadas e a modesta rede hoteleira, lotada (Claudio Larangeira/)
1/17 Em junho e julho, as ruas ficam congestionadas e a modesta rede hoteleira, lotada (Claudio Larangeira)
2/17 Neve em São Joaquim, Santa Catarina (Nani Gois)
3/17 Parreiras da vinícola Sanjo (Divulgação/Divulgação)
4/17 Hóspedes do Rio do Rastro Eco Resort, durante passeio a cavalo pela Serra Catarinense (Divulgação)
5/17 Paisagem da Serra do Rio do Rastro, na área do Rio do Rastro Eco Resort (Tato Coutinho)
6/17 Praça Amarante (Divulgação)
7/17 No inverno, a temperatura de São Joaquim pode cair a -10ºC e a possibilidade de ver neve atrai muitos turistas (Divulgação)
8/17 Para se aquecer, uma boa pedida são os chocolates quentes da cafeteria Divino Grão e os vinhos da bela vinícola Villa Francioni (foto) (Divulgação)
9/17 Serra catarinense nos arredores de São Joaquim (Divulgação)
10/17 Da fruta mais produzida na região são preparados licores, geleias e chás (Eduardo Marques/Tempo Editorial)
11/17 Praça João Ribeiro (Divulgação)
12/17 A neve é a grande estrela de São Joaquim: durante o inverno, as ruas ficam repletas de turistas (Arthur Puls/Flickr/CreativeCommons)
13/17 A neve cobre as ruas de São Joaquim (SC) durante o inverno (Arthur Puls/Flickr/CreativeCommons)
14/17 Nos arredores de São Joaquim, o Complexo do Morro da Igreja tem um dos cumes mais altos de Santa Catarina (Mathieu Bertrand Struck/Flickr/CreativeCommons)
15/17 O Parque Nacional de São Joaquim, nos arredores da cidade, tem mais de 50 mil hectares de área protegida (Mathieu Bertrand Struck/Flickr/CreativeCommons)
16/17 Paisagens nos arredores de São Joaquim, uma das cidades mais altas de Santa Catarina ()
17/17 Paisagem nos arredores de São Joaquim, cidade famosa em Santa Catarina pelo frio e pelos roteiros de aventura (Mathieu Bertrand Struck /Flickr/CreativeCommons)
Em São Joaquim, o frio é a grande atração: a temperatura aqui já chegou a -10ºC (e pode nevar no inverno). Em qualquer estação, vale a pena visitar a Vinícola Villa Francioni. Atenção: a oferta de caixas eletrônicos é bem limitada. A cidade fica próxima (46km) de Bom Jardim da Serra, município colado à cinematográfica Serra do Rio do Rastro.
COMO CHEGAR
Partindo da capital Florianópolis, são duas opções.- O caminho mais bonito: pegue a BR-101 até o trevo de Gravatal e vá para a BR-438 até chegar na Serra do Rio do Rastro – onde a paisagem é deslumbrante. O fim da serra é em Bom Jardim da Serra, de lá, siga até São Joaquim.- O caminho mais rápido: vá pela BR-282 até o trevo de Urubuci (10km depois de Bom Retiro) e entre na SC-430, que cruza Urubuci e vai direto para São Joaquim.Saindo do Sudeste ou de Curitiba, siga pela BR-116 até Lages e pegue a BR 438 até São Joaquim.
PROGRAME-SE
A grande atração da cidade é o frio, então, a melhor época para visitar São Joaquim é o inverno, entre junho e setembro – os preços sobem. Os catarinenses sempre ficam atentos à meteorologia para saber quando o frio aumenta na cidade e, assim, subir a serra.
O QUE FAZER
Não é só de frio que vive o turismo em São Joaquim. A Vinícola Villa Francioni tem um passeio guia de 1h30, que termina em uma aula-degustação. A Serra do Rio do Rastro é outro ponto imperdível das proximidades do município, além do Snow Valley, para os mais aventureiros.