Lucca

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 27 set 2011, 17h03

Cuidadosamente envolvida por uma muralha de 4 quilômetros de extensão e 12 metros de altura que, de tão bem cuidada, em nada aparenta seus mais de 400 anos, Lucca é uma joia toscana. A vista que se tem passeando pela fortificação, de onde se enxergam cidades vizinhas, já valeria o passeio, mas os atrativos também estão em seu interior. A começar pela Piazza Anfiteatro, um adorável espaço oval delimitado por casarões, e seguindo pelos bares, restaurantes, praças e mercados. Visite também a Cattredale di San Martino, do século 11, e a Torre Guinigi, de cujo topo dá para admirar as montanhas dos Alpes Apuanos.

Giacomo Puccini, o compositor de ópera autor de Madame Butterfly e Tosca, nasceu em Lucca. Sua casa pode ser visitada e fica pertinho da igreja San Michele in Foro, cuja fachada apresenta dezenas de colunas, uma diferente da outra.

COMO CHEGAR

Nas paradas de ônibus da Piazzale Verdi chegam ônibus diariamente de Florença (uma hora e meia de viagem) e Pisa (45 minutos). Lucca é ligada a essas duas cidades também por ferrovia, e os trens são frequentes. Da estação ao centro histórico amuralhado é apenas uma curta caminhada. Para quem está de carro, a estrada liga Lucca a Pisa e Florença é a A-11.

Informações ao viajante

Línguas: Italiano

Saúde: Para entrar na Itália, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: De maneira geral, a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) são agradáveis, com temperaturas moderadas.

Publicidade