Por Adrian Medeiros
Atualizado em 30 jul 2021, 13h59 - Publicado em 9 set 2011, 19h06
1/14 No interior do Ceará, a menos de 100 quilômetros da capital Fortaleza, a cidade de Guaramiranga é um refúgio para quem sofre com o calor e quer curtir um clima serrano (Divulgação/Divulgação)
2/14 A cidade serrana do Maciço do Baturité é conhecida, com certo exagero charmoso, como "a Suíça do Ceará" (Paulo Mouta/Wikimedia commons)
3/14 Lagoa em Guaramiranga, cidade na serra de Baturité, Ceará; no Carnaval, enquanto o Nordeste inteiro sai para as ruas para festejar com ritmos regionais, a cidade celebra com festivais de jazz e blues (Secretaria de Turismo do Ceará/Divulgação)
4/14 Vista de Guaramiranga, cidade localizada na Serra de Baturité, com a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição à esquerda (Secretaria de Turismo do Ceará/Divulgação)
5/14 Lagoa na serra de Baturité - a região tem clima ameno em relação ao restante do Ceará, e atrai turistas que estão em busca de um clima mais ameno, o ano todo (Secretaria de Turismo do Ceará/Divulgação)
6/14 Paisagem da cidade de Guramiranga, na Serra de Baturité, também conhecida como "Suíça do Ceará" (Secretaria de Turismo do Ceará/Divulgação)
7/14 Turista pratica arvorismo no Parque das Trilhas, atração da cidade de Guaramiranga, Ceará (Divulgação)
8/14 Vista do alto da serra em Guaramiranga, no Ceará (Daniel9dMartins)
9/14 É subindo o Pico Alto que o visitante pode vislumbrar cenários dignos da Serra Gaúcha, como este (José Maria Silveira Neto)
10/14 Ruazinha charmosa da cidade de Guaramiranga, localizada a 99 quilômetros de Fortaleza (Otávio Nogueira)
11/14 Uma das atrações da cidade é o Mosteiro dos Jesuítas, erguido pelos padres portugueses (Otávio Nogueira/Flickr/creative commons)
12/14 O prédio do Mosteiro dos Jesuítas guarda objetos dos antigos moradores e tem um belo jardim central ()
13/14 O Mosteiro dos Jesuítas também funciona como hospedaria. A 1,5 km dali há um mirante, no alto de uma colina (o caminho só é percorrido a pé) ()
14/14 Vista da região serrana de Guaramiranga, do cume do Pico Alto (Paulo Mouta/Wikimedia commons)
A cidade serrana do Maciço do Baturité é conhecida, com certo exagero charmoso, como “a Suíça do Ceará”. Está próxima a Fortaleza e, por isso, lota de turistas o ano todo – a maioria chega em busca do clima mais ameno. No Carnaval, as ruas de Guaramiranga ficam recheadas de músicos do mundo todo que vêm para o Festival de Jazz e Blues.
COMO CHEGAR
Há duas rotas possíveis entre a Fortaleza e a cidade. A mais curta atravessa tantas montanhas que merece ser desconsiderada. Deixe a capital pela BR-060 e siga até Baturité por uma estrada plana em quase todo o trecho e duplicada nos primeiros 30 km. Somente após Baturité aparece a serra – mas são apenas 18 km até Guaramiranga.