Grandiosidade é a palavra-chave para tratar da cidade, a maior do Estado de Hesse e a quinta maior de toda a Alemanha. Com aproximadamente 700 mil habitantes, o destino é um dos principais centros culturais e econômicos da Europa, com diversos museus espalhados por suas ruas agitadas. Sua paisagem urbana é praticamente dominada por arranha céus e outros prédios grandiosos, dos quais a população se orgulha.
Comparando superficialmente: há um quê na cidade, e na capital do país, Berlim, que lembram o caos e a variedade de opções modernas oferecidas por São Paulo. A segurança, no entanto, é bem mais forte.
Ao caminhar pelo Centro Histórico de Frankfurt, o turista se depara com construções datadas dos séculos XV a XVIII. Algumas delas, no entanto, revelam restauros mais recentes, decorrentes dos bombardeios que assolaram o país durante a Segunda Guerra Mundial.
Frankfurt ainda se destaca como um grande centro financeiro do continente, com diversas empresas de impacto mundial que movimentam sua economia. Não à toa, ela é listada como um dos destinos de maior qualidade de vida no mundo, apesar de seu alto custo de vida.
CURIOSIDADES
Personalidades como o escritor Goethe e a menina Anne Frank nasceram aqui. A Goethe House, inclusive, inclui muitas informações e objetos pessoais do autor, com localização em um prédio histórico e bem conservado.
ATRAÇÕES
O Staedel Museum possui um acervo fixo e abriga exposições temporárias de arte moderna e impressionismo. O German Film Museum, por outro lado, é mais moderno e interativo, com instalações bacanas para conhecer a história do cinema alemão e uma programação completa que muda constantemente.
A Main Tower, localizada no bairro de Innenstadt, oferece uma bela visão panorâmica da cidade. É recomendado, no entanto, que a visita seja feita em um dia com temperatura amena e sem neblina, visto que a altura é considerável e o vento forte pode atrapalhar a curtição.
A Catedral de São Bartolomeu, no coração de Altstadt, é grandiosa e bem conservada – ideal para turistas que procuram passeios com vertente religiosa e repleta de espiritualidade. Pra quem gosta de roteiros clássicos, a Old Opera House, intitulada Alte Oper, tem uma arquietura linda que se destaca à noite. Sua inauguração é datada de 1880, mas o impacto das bombas durante o holocausto impulsionaram uma longa reforma, com a reinauguração feita na década de 80. Hoje, ela abriga shows, concertos e apresentações de dança.
Outras boas opções incluem o charmoso parque de Palmengarten, na região central, ideal para ir com crianças e repleto de jardins bem cuidados. O lago abriga pedalinhos e trilhas em seu entorno, ideal para caminhadas. A região de Frankfurt Romer abriga casinhas históricas lindas, com bons restaurantes, bares e lojas ao redor.
RESTAURANTES
O Atschel tem uma atmosfera de pub, ideal pra ir com os amigos para aproveitar a comida típica e o ambiente aconchegante, que convida a provar as boas cervejas do país.
O Jimmy’s Bar fica situado em no Grandhotel Hessischer Hof, com garçons atenciosos, petiscos saborosos e um piano que embala as noites.
Já o Restaurant Medici foca na culinária mediterrânea, com carnes e frutos do mar bem preparados. O ambiente é aconchegante e romântico, perfeito para casais.
Por Camila Honorato