Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 dez 2016, 09h44 - Publicado em 31 out 2011, 17h33
Embora esteja a três horas de carro de Nova York, Boston pouco se parece com sua vizinha. Fundada pelos ingleses em 1630, é uma das mais antigas cidades americanas e, durante o domínio britânico, foi o mais importante centro cultural dos Estados Unidos.
Imigrantes, sobretudo irlandeses, foram atraídos para lá durante os séculos 19 e 20. Hoje, pouco mais de 700 mil cidadãos vivem entre prédios modernos, mas sem abrir mão de sua importância histórica. O metrô, o mais antigo do país, data de 1897, e seu jardim botânico, de 1837, também detém o título de mais velho.
Em quatro quilômetros, estão reunidos dezesseis pontos de séculos passados na Freedom Trail. A tecnologia e os estudos, porém, também fizeram a fama da cidade. É lá, por exemplo, que estão a Universidade de Harvard (mais exatamente em Cambridge, a cerca de 20 minutos do centro) e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), centro de pesquisas que abriga grandes gênios do planeta. Por isso, se vê tantos jovens nas ruas, nas lojas, nos bares e perambulando pela agradável região de Faneuil Hall. Se escolher o inverno como época da visita, prepare-se: o frio é congelante.
A cidade possui uma cultura esportiva que beira o fanatismo, em permanente rivalidade com as equipes nova-iorquinas. A região de Boston é a única do país a conquistar títulos recentes nas quatro grandes ligas esportivas do continente, com os Bruins (hóquei), New England Patriots (futebol americano), Celtics (basquete) e os Red Sox (beisebol).
COMO CHEGAR
Não há vôos diretos entre o Brasil e Boston. A forma mais rápida de chegar lá é através de partidas de Delta, American Airlines, United e Air Canada. No entanto, dependendo do tempo da escala (e dos preços) vale a pena pesquisar alternativas que passam pela Europa.
Do aeroporto internacional Boston Logan há convenientes ônibus expressos com saídas regulares e quatro diferentes destinos na área metropolitana. Táxis são outra altenativa para quem está em grupos maiores ou com muita bagagem.
De ônibus, partindo de Nova York, as opções são a sempre confiável Greyhound e as econômicas linhas Chinatown.
ATRAÇÕES
Além dos passeios das grandes universidades locais, a cidade oferece museus de ótima qualidade. O Museu de Belas Artes, por exemplo, reúne em seu acervo obras de arte contemporânea, fotografias e belos quadros. No Isabella Stewart Gardner Museum, obras de Botticelli e Degas disputam a atenção do visitante. Para instalações mais modernas, dê um pulo no Museum of Science e divirta-se com suas engenhocas e brinquedos tecnológicos.
Na Boston Public Library, o acervo reúne quase nove milhões de livros. Do alto do Skywalk Observatory, a visão panorâmica da cidade fica ainda mais bonita no pôr do sol.
RESTAURANTES
No Sam LaGrassa’s, há opções diversas de sanduíches, como o de rosbife e frango com jalapeño. No Deuxave, há pratos sofisticados como o confit de pato crocante e a lagosta com nhoque.
Melhor época para visitar: A melhor época para ir para Boston é o outono, já que estação possui um misto de dias quentes e noites frias que atrai muitos turistas