Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 24 set 2011, 12h37
O inverno de 2015 promete muita diversão na neve em Bariloche: uma nevasca atingiu a região, deixando-a coberta com mais de um metro de neve (Divulgação/)
1/30 Situada aos pés da Cordilheira dos Andes, Bariloche (cujo nome oficial de San Carlos de Bariloche) fica dentro do Parque Nacional de Nahuel Huapi, na Argentina, e tem paisagens encantadoras, principalmente no inverno, quando neva muito (Divulgação)
2/30 No inverno, Bariloche torna-se um paraíso para quem esquia ou pratica snowboarding: a neve pode acumular-se até os dois metros de altura (Divulgação)
3/30 Turistas brasileiros apelidaram a cidade como Brasiloche, tamanha é a procura pelo destino durante o inverno no Hemisfério Sul (Divulgação)
4/30 Bariloche está localizada nos Andes Patagônicos, a 1.500 quilômetros de Buenos Aires. O destino é altamente procurado por praticantes de esportes de inverno, como o esqui (Divulgação)
5/30 Além do esqui, turistas procuram Bariloche no inverno na esperança de ver de perto os belos campos nevados que marcam a paisagem da cidade durante a temporada (Divulgação)
6/30 O Centro Cívico é um marco zero informal de Bariloche, marcado como um ponto de partida para os passeios da região. Suas características arquitetônicas lembram elementos vistos nas regiões montanhosas da Europa (Hernan Reig)
7/30 Os teleféricos levam os turistas até as pistas para praticar esportes como o esqui tradicional, snowboard e até snowtubing - uma descida da montanha em botes infláveis. Se quiser lembrar a infância, opte pelo esquibunda (minitrenós que lembram carros de rolimã sem rodinhas) (Thinkstock)
8/30 A base da estação é a mais completa da Argentina, com lojas, cafés e restaurantes. Os hotéis na região totalizam cinco mil quartos (Talita Ribeiro)
9/30 Engana-se quem pensa que Bariloche é somente um destino de inverno: há opções de passeios em todas as épocas do ano, com paisagens que assumem outros tons e as atividades ao ar livre mudam (Divulgação)
10/30 Para chegar até o topo de Cerro Otto, a 1.405 metros sobre o nível do mar, pegue carona no teleférico. A viagem dura doze minutos e transporta até quatro passageiros (Talita Ribeiro)
11/30 No cume do Cerro Otto, há um mirante e um restaurante giratório de 360 graus, que permitem uma vista panorâmica de Bariloche()
12/30 De Cerro Otto, é possível ver as montanhas cobertas de gelo da Cordilheira dos Andes contrastando com os bosques de coníferas (Talita Ribeiro)
13/30 As trutas dos lagos gelados são pratos tradicionais dos restaurantes, localizados principalmente no centro de Bariloche (Talita Ribeiro)
14/30 O Cerro Catedral é uma das grandes atrações de Bariloche, com estrutura para esportes de inverno, trilhas e quiosques de alimentação. As paisagens também ficam atraentes durante o outono (alex lanz Creative Commons)
15/30 Uma das histórias acerca de Bariloche diz que Walt Disney elaborou a cenografia para a animação Bambi ao visitar o Bosque de Arrayanes (Mariano Leopardo Creative Commons)
16/30 Com área de 710 mil hectares, o Parque Nahuel Huapi tem lagos, rios e montanhas. O local oferece esqui, pesca de trutas nos lagos, trekking e escalada (Talita Ribeiro)
17/30 O Cerro Catedral é a principal estação de esqui de Bariloche e uma das mais modernas estações da América do Sul, com suas mais de 50 pistas ()
18/30 O Cerro Catedral é a principal estação de esqui de Bariloche e uma das mais modernas estações da América do Sul, contando com mais de cinquenta pistas. Na foto, o cenário durante o Réveillon (Divulgação)
19/30 O passeio dos Sete Lagos é uma estrada de 80 quilômetros entre Villa La Angostura e San Martín de Los Andes, nos arredores de Bariloche (Talita Ribeiro)
20/30 Muito além do inverno: as belas paisagens de Bariloche podem - e devem - ser vistas em qualquer época do ano (Eduardo Andreassi/ Bem na Foto)
21/30 Nas noites mais geladas, é possível tomar um chocolate com conhaque à beira da lareira. O melhor de tudo, porém, são diárias muito mais atraentes que durante a temporada de esqui (LuizFilipe/CC)
22/30 Bariloche possui inúmeras lagunas e bosques, protegidos pelo Parque Nacional Nahuel Huapi (cagatota Creative Commons)
23/30 O Hotel Llao Llao de Bariloche é um dos mais procurados por turistas na cidade. Sua localização permite ter um belo vislumbre das montanhas que cercam a região (juanitalaguna Creative Commons)
24/30 A Isla Victoria, uma das boas atrações de Bariloche, é toda ocupada por uma alameda de sequoias, que podem ser apreciadas através de uma curta trilha de 600 metros (pablo curras Creative Commons)
25/30 Bariloche é um dos pouquíssimos lugares onde o arrrayán, normalmente um arbusto, toma a forma de uma árvore (maticallone Creative Commons)
26/30 Vista dos lagos da região de Bariloche, uma das cidades mais procuradas pelos turistas brasileiros durante a alta temporada de inverno (maticallone Creative Commons/Wikimedia Commons)
27/30 Pier na Isla Victoria, no lago Nahuel Huapi. Por aqui, é possível ver diversas espécies de plantas, arbustos, ciprestes e sequóias (elezeta Creative Commons)
28/30 O Cerro Catedral de Bariloche é ideal para todos os públicos, tanto esquiadores como turistas que procuram outras atividades ao ar livre (Ghilini Arthur)
29/30 O rio Manso é muito procurado para a prática de rafting, uma das atividades mais bacanas para os turistas que visitam Bariloche (Ostrosky Photos Creative Commons)
30/30 No verão, quando a temperatura chega perto dos 30 graus, é possível percorrer em um rafting os rios de água transparente de Bariloche (Divulgação)
Na década de 1980, quando a classe média brasileira despertou para o fato de haver neve na América do Sul, todos os olhos se voltaram para San Carlos de Bariloche. E essa paixão continua firme! Tanto que muitos turistas brasileiros a chamam de ‘Brasiloche’, tamanha é a procura pelo destino durante o inverno no Hemisfério Sul.
Essa cidade nos Andes Patagônicos está a 1.500 quilômetros de Buenos Aires, sendo um dos destinos preferidos tanto entre os praticantes de esqui como entre aqueles que se satisfazem em usar o teleférico, só para ver de perto os campos nevados.
Mas engana-se quem pensa que Bariloche é somente um destino de inverno: há opções de passeios em todas as épocas do ano, com paisagens que assumem outros tons e atividades variadas ao ar livre, como rafting no Rio Manso, caminhadas no Parque Nahuel Huapi e até kitesurfing no lago de mesmo nome.
Se tudo isso não bastasse, a hotelaria local é bem estruturada, seus restaurantes servem desde fondue de queijo a trutas pescadas na região. E, do alto do Cerro Campanario, você poderá experimentar um dos melhores chocolates quentes de sua vida.
CURIOSIDADE
Acredita-se que foi nos bosques de arrayanes, um tipo de planta local em torno da cidade, que Walt Disney teria se inspirado para criar o personagem Bambi.
COMO CHEGAR
Na alta temporada de esqui, algumas agências organizam voos diretos partindo de algumas capitais brasileiras, como São Paulo. Se optar por voos regulares, TAM, LAN e Aerolineas Argentinas são as alternativas. A maioria vai requerer uma escala em Buenos Aires, no Aeroparque Jorge Newberry. Neste caso, a duração total da viagem gira em torno de seis horas.
ATRAÇÕES
O complexo de pistas de Cerro Catedral possui 120 km de percursos, espalhados por 1200 hectares, além de um desnível vertical de mais de mil metros. Há boa oferta de pistas para todo tipo de esquiador, sendo mais da metade delas dedicadas a iniciantes. A estrutura também oferece escola de esqui, trilhas para caminhadas na neve, teleféricos e aproximadamente 20 quiosques de alimentação
Fora da temporada de inverno, a travessia dos lagos andinos, desde o Chile, é um passeio encantador em qualquer época do ano. Outra boa opção é explorar o lago Nahuel Huapi com catamarãs, caiaques e barcos.
GASTRONOMIA
Sim, aqui você não escapa da parrillada, da empanada, do vinho malbec e dos doces de leite. Todavia, se quiser algo mais com a cara de Bariloche, e também da Patagônia, há pequenas casas que servem trutas assadas, carne de cordeiro e até pratos típicos alemães – um importante grupo de colonizadores da região. Não perca o curanto, um tipo especial de carne assada dentro da terra.