Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 24 set 2011, 11h02
Aix-en-Provence é perfeita para quem quer estar perto das pequenas maravilhas ocultas da Provence, mas ao mesmo tempo gosta de se hospedar em um lugar mais urbano, com confortos de cidade grande.
Ainda por cima, é quase vizinha de Marselha, localizada a meia hora de trem ou ônibus dali. Seus atrativos, no entanto, não são apenas de ordem prática.
Uma voltinha pelas praças e bulevares do Centro, especialmente o Cours Mirabeuau, já dão uma pista do que esperar dessa cidade onde nasceu Paul Cézanne: estão ali casarões remanescentes dos séculos 17 e 18.
Sede de uma universidade de 600 anos de idade, Aix-en-Provence é destino comum de estudantes um dos polos culturais provençais – herança do tempo em que foi capital da região, antes de perder o título para Marselha no século 18. Ainda conserva as fontes térmicas dos tempos da presença romana na área, iniciada no século 2 a.C.
Como chegar
Aix-en-Provence está a apenas 30 quilômetros de Marselha e nela se encontram casarões remanescentes dos séculos 17 e 18 e a sede de uma universidade de 600 anos de idade.