Rock in Rio 2024: vendas abertas para garantir ingressos
Próximo dos 40 anos, RiR segue tentando apresentar tendências para o mercado crescente de festivais musicais no Brasil
Às vésperas dos 40 anos do primeiro festival, em 1985, o Rock in Rio 2024 já acontece em ritmo de celebração: isso porque será a 10ª edição em território brasileiro. O evento vai acontecer no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e a venda geral começa em 23 de maio, às 19h, no site da Ticketmaster. Os shows acontecem de 13 a 15 e de 19 a 22 de setembro.
Para quem é cliente dos cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti, a pré-venda começou antes, em 20 de maio, no mesmo site.
O festival já conta com passagens por Madri (Espanha), Las Vegas (EUA) e Lisboa (Portugal), além de uma tentativa frustrada de Rock in Rio em Buenos Aires em 2014 que acabou sendo cancelada.
Dessa lista, apenas a cidade do Rio de Janeiro e a capital portuguesa seguem recebendo o evento – inclusive, o RiR Lisboa ocorre em menos de um mês, em dois finais de semana na segunda metade de junho.
As principais atrações do Rock in Rio 2024
Tem quem proteste que o evento deixou de ter ser apenas rock tem um tempo, mas os organizadores não parecem preocupados: o RiR vem celebrando a diversidade de estilos musicais e tem usado toda a amplitude do Parque Olímpico para isso. Ao todo, a edição de 2024 contará com oito espaços e já tem algumas ações confirmadas.
Veja aqui as atrações de cada espaço o Rock in Rio:
Palco Mundo: mantendo a localização das últimas edições, considerado o ponto das principais apresentações, contará com seis telões de LED, totalizando 830m² de tela para que mesmo quem não estiver muito próximo possa ver com clareza os ídolos.
Palco Sunset: famoso por receber as parcerias que costumam ser sucesso de público e de crítica, o Sunset ganha ainda mais protagonismo com a mudança de localização, que possibilita um público maior no espaço.
Espaço Favela: palco exclusivo da edição carioca do RiR, é focado em valorizar a periferia da Cidade Maravilhosa e os artistas da cena local.
Supernova: focado em artistas nacionais e internacionais, o palco já vai para a terceira participação no festival.
New Dance Order: para marcar diversidade musical, o palco retorna com grandes nomes da música eletrônica.
Global Village: novidade no festival, tem como proposta uma experiência imersiva através das arquitetura e da música de diversos continentes. O espaço terá cerca de 7.500m² focados em celebrar a multiplicidade cultural que tem virado marca do festival.
Babilônia Feira Hype: o RiR vai levar a popular feira de moda, arte e design para dentro do festival. Costumeiramente realizada próximo à Rota 85, o espaço promete ser um ambiente de relaxamento para o público.
Lounge Club: a área exclusiva, que fica a menos de 200 metros do palco Sunset, promete uma visão limpa e sem obstruções dos shows. Além da localização privilegiada, também vai contar com serviço gratuito de maquiagem, cabelo, tatuagem e massagem, um espaço para descanso, elevador para PCDs, restaurante e bar com venda de bebidas.
Para somar com os shows e atrações disponíveis, o Rock in Rio também disponibilizará um parque de diversões com Roda-Gigante, Discovery, MegaDrop, Montanha-Russa e Tirolesa. O line-up completo já está disponível no site do festival.
Conheça as Cidades do Rock do Rio de Janeiro
Ainda que os 40 anos da primeira edição só aconteçam no início de 2025, o festival de 2024 foi pensado como uma grande comemoração desse legado, que passou a ser considerado patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro em 2022. Uma prova do impacto são os locais escolhidos nessas 10 edições nacionais do festival.
Para quem é de fora, falar Cidade do Rock pode confundir bastante, o que é mais do que justo, já que o RiR já foi sediado em quatro lugares diferentes. Em 1985 e 2001, o espaço utilizado ficava na Barra da Tijuca e já recebeu alguns eventos dos Jogos Pan Americanos de 2007, além de ter servido como Vila Olímpica em 2016.
Essa versatilidade ao longo dos anos se reflete na escolha do nome adotado pelo espaço atualmente: Complexo Olímpico Cidade do Rock.
A edição de 1991 foi realizada no Estádio do Maracanã, mas foi uma passagem breve que durou apenas um festival. O Parque dos Atletas, obra feita também para as Olimpíadas de 2016, estreou antes com a realização do Rock in Rio em 2011, 2013 e 2015.
Pela capacidade de 85 mil pessoas ser considerada limitada para o tamanho do evento, o RiR tem usado o espaço do Parque Olímpico do Rio de Janeiro desde 2017. A área também é preparada para receber as festividades em 2024.
ServiçoQuando? Ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, a partir das 10h30. Quanto? O ingresso é diário e o valor integral custa R$ 795. As compras feitas com cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti têm 15% de desconto na inteira, com possibilidade de parcelamento em até 8x sem juros. Outros cartões podem parcelar em até seis vezes sem juros. Ingressos na Ticketmaster Onde? Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. |
Leia tudo sobre o Rio de Janeiro