Continua após publicidade

Minas Gerais: 7 cidades para conhecer no sul do estado

Destinos chamam atenção pelo cardápio de atividades de natureza, com trilhas, cachoeiras e águas termais

Por Yasmmin Ferreira l Edição: Bárbara Ligero
Atualizado em 28 ago 2024, 17h41 - Publicado em 28 ago 2024, 16h00
Monte Verde, Camanducaia, Minas Gerais, Brasil
Monte Verde é uma das cidades mais famosa do sul de Minas Gerais (Giuliano Maiolini/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Muitas vezes mais próximos de São Paulo do que de Belo Horizonte, os destinos do sul de Minas Gerais atraem muitos paulistanos em busca de contato com a natureza – com o bônus da ótima gastronomia mineira. Veja, a seguir, sete opções de destinos na região:

1. Monte Verde

Distância de São Paulo: 165km
Distância de Belo Horizonte: 480km

Monte Verde é um destino que vem crescendo em meio à Serra da Mantiqueira: há desde opções de passeios com crianças, como fazendinhas e tirolesas, até atividades e hospedagens voltadas para casais, como é o caso desses chalés românticos para alugar pelo Airbnb. Os restaurantes estão concentrados no centrinho, que corresponde à Avenida Monte Verde e seus arredores. Há vários estabelecimentos que servem fondue e comida mineira, além de bons bares e cervejarias. Veja um guia completo de Monte Verde.

monte-verde
Termômetro de Monte Verde é disputado para fotos quando as temperaturas ficam negativas (Rosanetur/CC BY 2.0/Flickr)

2. Gonçalves

Distância de São Paulo: 220km
Distância de Belo Horizonte: 460km

Alternativa mais sossegada que Monte Verde, Gonçalves preserva o clima de roça, ainda que exista uma cena interessante para os visitantes com ateliês, empórios e lojas de artesanato. Os restaurantes são abastecidos com ingredientes orgânicos e há muitas opções de pousadas charmosas, além de cabanas e bangalôs românticos para alugar no Airbnb. Nos arredores, aventureiros encontram opções de trilhas e cachoeiras. Veja um guia completo de Gonçalves.

A foto mostra araucárias ao por do sol
Araucárias e o pôr do sol em Gonçalves (Cristina C. Lima/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

3. Poços de Caldas

Distância de São Paulo: 255km
Distância de Belo Horizonte: 450km

Em seus tempos áureos na primeira metade do século 20, Poços de Caldas recebia a “alta sociedade” da época pelo conjunto de fontes de águas termais e cassino. Com a proibição dos jogos de aposta em 1946, o destino se reinventou e guarda atrações ecléticas, que incluem, além das termas, jardim japonês, parque temático para crianças, teleférico que leva a uma estátua do Cristo Redentor e uma unidade do Instituto Moreira Salles. Veja um roteiro de 48 horas em Poços de Caldas.

Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil
O histórico Palace Hotel é um dos cartões-postais de Poços de Caldas (Leandro Maranghetti Lourenço/Wikimedia Commons)

4. São Lourenço

Distância de São Paulo: 300km
Distância de Belo Horizonte: 400km

São Lourenço entrou no radar dos visitantes como uma das mais famosas estâncias hidrominerais do Brasil. Não à toa, sua principal atração é o Parque das Águas, com nove fontes de águas minerais para tomar, cada uma com uma propriedade terapêutica diferente. Logo em seguida vem o passeio do Trem das Águas, uma maria-fumaça que faz o trajeto de São Lourenço até a vizinha Soledade de Minas. Outra opção é a chamada Rota do Café, passeio por uma fazenda que permite acompanhar o processo de produção da bebida, da colheita à xícara.

Continua após a publicidade
trem-das-aguas-sao-lourenco
Passeio em maria fumaça histórica leva cerca de 2 horas, entre ida, volta e a parada em Soledade de Minas (Trem das Águas/Divulgação)

5. São Tomé das Letras

Distância de São Paulo: 350km
Distância de Belo Horizonte: 310km

Destino místico praticamente no meio do caminho entre São Paulo e Belo Horizonte, São Tomé das Letras é tida como um dos sete pontos energéticos da Terra e, por sua localização privilegiada a mais de 1400 metros do nível do mar, possui diferentes mirantes. Cachoeiras, trilhas e uma gruta com pinturas rupestres dos índios cataguás completam a lista de atrações. Veja o que fazer em São Tomé das Letras.

sao-tome-das-letras-cidade-das-pedras-mistica
“Rota das Pedras” é um dos caminhos do roteiro místico por São Tomé das Letras (Rafael Vianna Croffi/Wikimedia Commons)

6. Carrancas

Distância de São Paulo: 445km
Distância de Belo Horizonte: 280km

Continua após a publicidade

Carrancas é conhecida como a “terra das serras e cachoeiras”. De fato, são mais de 80 cachoeiras, poços e quedas d’água, sendo a mais famosa a Cachoeira da Fumaça. Os belos cenários naturais inclusive fizeram com que a cidade fosse escolhida como cenário para novelas como Alma Gêmea e Orgulho & Paixão, da rede Globo. Veja um roteiro de três dias em Carrancas.

cachoeira-fumaca-carrancas-minas-gerais
A Cachoeira da Fumaça está interditada para banhos, mas continua sendo uma das principais atrações de Carrancas por sua beleza (A. Duarte/Flickr)

7. Capitólio

Distância de São Paulo: 450km
Distância de Belo Horizonte: 280km

Os passeios de lancha no Lago de Furnas, apelidado de “Mar de Minas”, fizeram a fama de Capitólio, mas existem muitas outras atrações para além dele. Fazem parte da lista trilhas por dentro d’água, lagos esverdeados, piscinas naturais surreais, mirantes vertiginosos e muito queijo Canastra para coroar. Veja uma lista de passeios imperdíveis em Capitólio e confira um guia completo com dicas de pousadas e restaurantes.

trilha-do-sol-mg
Cachoeira Poço Dourado, na Trilha do Sol (Trilha do Sol/Divulgação)
Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Minas Gerais

Publicidade