Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ilhas Botinas: refúgio de águas cristalinas em Angra dos Reis

Ilhotas gêmeas acessíveis somente de barco são perfeitas para mergulho com snorkel, ainda que exijam cuidados

Por Thiago Müller
21 set 2025, 14h00 • Atualizado em 21 set 2025, 15h11
Pequenas ilhas rochosas só são acessíveis de barco (Marco Terranova/Prefeitura de Angra dos Reis/Divulgação)
Continua após publicidade
  • As Ilhas Botinas, em Angra dos Reis, são duas ilhotas rochosas quase iguais – e por vezes chamadas até de Ilhas Gêmeas. Rodeadas por águas cristalinas e um mar calmo, elas rendem uma oportunidade de passeio ideal para nadar ou relaxar em um local longe das praias agitadas.

    As ilhas concentram-se na região da Baía da Ilha Grande, em frente a Angra dos Reis, e fazem parte do complexo de arquipélagos que soma cerca de 365 ilhas e 2 mil praias. Acessível somente de barco, é um roteiro diferente, com uma praia formada majoritariamente por rochas, coqueiros e bromélias.

    Entre todos os outros pedacinhos de terra, é até difícil confundir, já que estas ilhas parecem duas botinhas, o que rendeu o nome ‘botinas’. Dizem os moradores que esse formato inusitado surgiu após um navio pirata, ao fugir de uma esquadra inglesa, atropelar a ilha em sua corrida.

    Siga

    Atrações das Ilhas Botinas

    Quase gêmeas, as ilhas ficam pertinho uma da outra. A atração mais marcante é o mar claro, ótimo também para um passeio longe de praias mais agitadas. Mesmo assim, também pode ser oportunidade para prática de esportes, como mergulho, com equipamentos disponíveis para aluguel no cais de Angra.

    Quem vai às Ilhas Botinas, porém, é preciso ter em mente que as águas são fundas. Em geral, variam de três a 10 metros e, por isso, a área também é muito procurada para a prática de snorkeling ou fotografia marinha. Como o mar é cristalino, é possível ver bem toda a paisagem submersa, mesmo mais distante da linha da água.

    Continua após a publicidade
    ilhas-botinas
    Devido ao pequeno tamanho, ilhas costumam ser incluídas em roteiros que também envolvem outros arquipélagos da região (Marco Terranova/Prefeitura de Angra dos Reis/Divulgação)

    Além disso, embora seja uma ilha paradisíaca, as Botinas requerem um pouco de cuidado: apesar de águas geralmente calmas, há relatos de correntezas imprevisíveis que podem surgir na área. Redobrar a atenção, nesse caso, é uma recomendação para os mergulhos em partes mais profundas.

    Planejando a viagem

    As Ilhas Botinas costumam ser parte de passeios de barco pela baía de Angra dos Reis. Os passeios de escuna são bastante comuns por lá, mas o ideal é contratar passeio de lancha para ter mais flexibilidade de horários. Entre as agências que operam os passeios estão a Ilhastur, Maravilha Turismo Náutico, La Gilles Turismo, Oceânica Turismo Náutico, Angra dos Reis Turismo,  Doce Angra e Angra Way.

    Continua após a publicidade

    Veja um guia de Angra dos Reis

    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade