Na última sexta-feira (22), o escultor cearense Markus Moura concluiu os últimos detalhes da estátua do Cristo Protetor, localizada no município de Encantado, a 145 quilômetros de Porto Alegre. No topo do Morro das Antenas, a mais de 400 metros acima do nível do mar, a nova imagem de 1.700 toneladas de Cristo foi feita em aço e concreto. São 43,5 metros de altura, somando a estátua de 37,5 metros e o pedestal de 6 metros, além dos 39 metros da envergadura dos braços.
As dimensões da atração chamam atenção pois superam as do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Tendo servido de inspiração para o novo Cristo gaúcho, a versão carioca é 5,5 metros mais baixa, totalizando 38 metros de estátua e pedestal. No ano passado, a comparação entre os monumentos chegou a ser assunto em uma troca de tweets entre os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Encantado, Jonas Calvi. Depois de algumas alfinetadas em que os dois comparavam a vista das cidades, ambos terminaram a sequência com um ar de brincadeira e convidaram os turistas para conhecer a cultura, a culinária e, é claro, o Cristo Protetor de Encantado.
A construção do novo Cristo começou em julho de 2019 e teve como principal fonte de verba as doações de empresários e da população. Apesar de a estátua ser o principal atrativo, o complexo ainda terá lojas, restaurantes e outros mirantes. No momento, o parque com vista para o Vale do Taquari ainda não está completamente pronto: falta completar a infraestrutura e o paisagismo ao redor do monumento, bem como os vidros e o elevador de acesso ao coração da estátua.
Mesmo que a inauguração oficial só esteja prevista para o segundo semestre, já é possível visitar o complexo da construção e ver o Cristo Protetor de perto. A visita guiada acontece aos sábados e domingos, das 9h às 17h, e custa R$ 20 (crianças de até 12 anos não pagam a entrada). Até agora, quase 53 mil pessoas já visitaram o monumento.
Leia tudo sobre Rio Grande do Sul
Busque hospedagem em Encantado