Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

8 destinos para curtir o Carnaval

Data oficial da festa é só no começo de março, mas em alguns lugares do país a folia já rola desde janeiro

Por Valentina Bressan
18 jan 2025, 16h00 •
carnaval-rio-de-janeiro-desfile
Escolas de samba, blocos, trios elétricos... opções não faltam pelo Brasil. Em alguns lugares a folia até já começou (PxHere/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Cada vez mais, o Carnaval tem se tornado também uma época para explorar o Brasil: depois da pandemia, cresceu a procura por destinos que costumavam ser menos visitados nesta data. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no ano passado a atividade turística nessa época foi 19% maior do que no período pré-pandêmico.

    Em 2025, o Carnaval será celebrado entre os dias 1º e 4 de março. Seja você do time dos foliões veteranos ou daqueles que estão em busca de uma primeira experiência carnavalesca, saiba que o Brasil tem opções para curtir os festejos com diversos perfis.

    Confira 8 dicas de cidades, entre destinos populares e alternativos, para festejar e conhecer novas paisagens brasileiras.

    1. Rio de Janeiro

    A capital carioca é o destino mais icônico para quem ama o Carnaval. Os ingressos para assistir ao desfile das escolas de samba na Sapucaí já estão esgotados, mas vale conferir em agências de viagem se ainda há pacotes de entradas disponíveis.

    blocos-carnaval-rio-de-janeiro
    Os bloquinhos invadem as ruas do Rio (Agência Brasil Fotografias/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)

    Para além da Sapucaí, há festas de rua para todos os públicos: estima-se que o Rio de Janeiro concentre mais de 400 blocos. O Bloco das Carmelitas, o Cordão da Bola Preta e o Filhos de Gandhi são alguns dos mais famosos.

    Na hora de escolher o melhor bloco, dá para se guiar pelo estilo de música e pela localização – opções não faltam. Confira algumas alternativas.

    Continua após a publicidade

    2. Salvador

    A folia com trios elétricos e atrações renomadas atrai multidões para o Carnaval de Salvador. Não é à toa: é uma das maiores festas de rua do mundo.

    Em 2025, músicos como Ivete Sangalo, Bell Marques, Léo Santana, Daniela Mercury e Banda Timbalada agitam as ruas da cidade. Os trios elétricos percorrem diferentes circuitos: os principais são Osmar e Barra Ondina.

    arrastao-quarta-cinzas-carnaval-salvador
    Em Salvador, festejos começam cedo e seguem até o tradicional Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, no último dia (Joka Gueiros / Secom PMS/Reprodução)

    O ponto de partida e o horário das festas variam, por isso, é importante se informar e planejar bem o seu roteiro carnavalesco. Vale acompanhar as notícias no site da prefeitura para se manter atualizado. Para integrar o bloco, é preciso comprar um abadá – que serve como ingresso.

    Mas também há opções de blocos gratuitos, que compõem o chamado Carnaval Pipoca. Ivete Sangalo já está confirmada para o último dia de Carnaval, em um trio elétrico sem cordas – ou seja, aberto para todos.

    Continua após a publicidade

    3. Olinda

    Você já deve ter ouvido falar nos Bonecos de Olinda: as esculturas de mais de três metros de altura desfilam pelas ladeiras históricas da cidade, guiando os foliões. O bloco dos Bonecos Gigantes costuma acontecer na terça-feira de Carnaval.

    bonecos-gigantes-olinda-carnaval
    Encontro dos Bonecos Gigantes, na terça-feira de Carnaval, é a marca da folia em Olinda (Sandro Barros / PMO/Reprodução)

    Os maracatus são outra atração característica de Olinda. Com raízes na cultura afro-brasileira, os grupos embalam o Carnaval com tambores e danças coreografadas.

    Não perca de vista a programação dos blocos de rua: dá para curtir o Mangue Beat, o Bloco da Saudade, o Homem da Meia Noite e vários outros. Acompanhe a programação atualizada.

    4. Belo Horizonte

    Muitos foliões interessados em descobrir novos destinos carnavalescos têm optado por Belo Horizonte: a capital, conhecida pela cultura dos bares, também leva o agito para as ruas durante o feriado.

    Continua após a publicidade

    A largada do Carnaval já foi dada, com a eleição dos representantes da Corte Real Carnavalesca da capital mineira. A partir de 15 de fevereiro, mais de 500 blocos de rua e 600 cortejos estão marcados. O Kandandu, encontro de blocos afro-brasileiros de Belo Horizonte, é o primeiro da programação oficial.

    Alguns dos mais conhecidos são os blocos Então, Brilha!, o Monobloco, o Baianeiros — que conta com trio elétrico —, o Chama o Síndico e o Baianas Ozadas.

    Há também opções de festas e festivais, como o Carnaval dos Sonhos, que acontece no Mirante Beagá, com vista para a cidade e artistas como Alok e Ana Castela confirmados. Saiba mais

    5. Recife

    Quem passar o Carnaval em Olinda pode dividir os dias de festa e curtir também as atrações de Recife. São cerca de 20 minutos de carro de Olinda a Recife.

    Continua após a publicidade
    galo-da-madrugada-recife
    Galo da Madrugada é considerado o maior bloco carnavalesco do mundo (Ministério da Cultura/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)

    O tradicional Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de rua do mundo e sai sempre no sábado de Carnaval. Mas antes mesmo da abertura oficial, os bailes aos finais de semana marcam as prévias para a festa.

    O Carnaval de Recife tem uma extensa programação de shows. Para 2025, já estão confirmados como atrações Alceu Valença, Criolo, Baianasystem, Ney Matogrosso, Pabllo Vittar, Glória Groove e outros artistas.

    6. Ouro Preto

    Belo Horizonte e Ouro Preto formam outra dobradinha carnavalesca, embora o trajeto seja mais longo do que no caso dos destinos pernambucanos.

    Ouro Preto é ponto de concentração de repúblicas estudantis, que organizam diversas festas temáticas durante o Carnaval. Vale conferir os pacotes de ingressos com antecedência.

    Continua após a publicidade

    O carnaval de rua é outra tradição da cidade: um dos blocos mais antigos é Zé Pereira e o Clube dos Lacaios, que inaugura a programação carnavalesca e tem mais de 150 anos de história.

    Os blocos caricatos de Ouro Preto são antológicos: a Bandalheira Folclórica Ouro-pretana celebra o Carnaval nas ladeiras históricas da cidade, com os foliões desfilando com um penico na cabeça como adereço.

    7. Manaus

    O evento oficial de abertura do Carnaval manauara já aconteceu: a festa Chegada da Camélia ocorre tradicionalmente no início de janeiro. Mas foi apenas o início da programação dos festejos na capital do Amazonas.

    O bloco 40 Graus de Amor vai voltar às ruas no dia 1º de fevereiro, depois de cinco anos. No dia 9 de fevereiro, a Arena da Amazônia recebe a festa Manaus Folia, com shows confirmados das bandas É o Tchan e Menos é Mais.

    carnaval-manaus
    Maiores festividades do Carnaval de Manaus acontecem em espaços como o sambódromo e a Arena da Amazônia (Secretaria de Cultura/Reprodução)

    Uma atração imperdível e característica de Manaus é o Carnaboi: a festa é animada pelos artistas dos bois-bumbás tradicionais, Caprichoso e Garantido de Parintins (lembrando que o Festival de Parintins só ocorre no meio do ano).

    Já no dia 15 de fevereiro, o Bloco Cauxi Eletrizado se apresenta também na Arena da Amazônia. Outros pontos altos da festa são o bloco Eu Sozinho, programado para o dia 2 de março, e o Galo de Manaus – tradicional bloco de rua, que acontece na terça-feira de Carnaval.

    8. São Paulo

    Em número de foliões, o Carnaval de São Paulo é o maior do país. Ideal para quem gosta de curtir em meio à multidão, são cerca de 500 blocos de rua na capital paulista.

    O desfile das escolas de samba acontece no Anhembi, nos dias 22 e 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. As escolas campeãs voltam à avenida no dia 8 de março.

    carnaval-de-sao-paulo
    Desfile das escolas de samba também é atração no Carnaval paulistano (Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

    A variedade de blocos é o grande atrativo do Carnaval de rua paulistano. Há grupos de diversos estilos musicais e de diferentes temáticas. Tem o Ritaleena, que celebra a cantora Rita Lee, o Samby e Júnior, que toca músicas da dupla Sandy e Júnior e o Kaya na Gandaia, focado no reggae – e esses são apenas alguns exemplos. Saiba tudo sobre os bloquinhos no site.

    Há também blocos liderados por artistas como Michel Teló, Lexa, Alceu Valença, Criolo e Pabllo Vittar.

    Publicidade