A Torre Panorâmica de Curitiba possui 109,5 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares. Aberto em 1991, durante o mandato do prefeito Jaime Lerner, o mirante está localizado em uma antiga torre de telefone. Atualmente, o local administrado pela Oi é um dos principais pontos turísticos da capital paranaense.
Ao entrar na torre, os visitantes encontram uma lojinha de souvenires e o Museu do Telefone, que mostra a evolução da telefonia através de uma incrível coleção de aparelhos. No último andar, há um mural de Poty Lazzarotto e um mapa em relevo da cidade, destacando os seus principais pontos turísticos.
Visão da torre
A partir da Torre Panorâmica, é possível observar o planejamento urbano de Curitiba e seu zoneamento, incluindo a distribuição de áreas residenciais, comerciais e industriais. A cadeia de montanhas da Serra do Mar pode ser vista ao longe, compondo uma bela paisagem natural.
Também é possível avistar a Escarpa Devoniana, uma formação geológica que marca a transição entre o Primeiro e o Segundo Planaltos Paranaenses. O icônico Jardim Botânico de Curitiba, com sua estufa de vidro e jardins, é outro ponto turístico visível do mirante.
A torre ainda oferece uma visão ampla dos arredores da cidade, incluindo bairros, parques, áreas verdes e regiões metropolitanas.
Serviço
Os ingressos para a Torre Panorâmica de Curitiba custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Os pagamentos podem ser feitos com débito ou crédito (o PIX não é aceito). Não há agendamento e a compra deve ser feita no local. Crianças menores de 5 anos não pagam. Confira outras informações no site.
O mirante está localizado na Rua Professor Lycio Grein de Castro Vellozo, 191. A visita dura cerca de dez minutos e pode ser realizada diariamente das 10h às 18h.
A torre conta com um elevador que acomoda até cinco pessoas por vez. A capacidade máxima da torre é de 60 pessoas, com atendimento por ordem de chegada, o que pode gerar filas. O local é pet friendly.